O ano era 2016, a Vinícola já estava estabelecida como uma boa produtora de uva e vinho. Mas, para completar a sua proposta de um turismo completamente sensorial na cultura Açoriana, nesse ano a Vinícola Família Lemos de Almeida começa o plantio de castas portuguesas. Dentre as quatro novas variedades cultivadas, hoje falaremos sobre a uva Verdelho.

A história dessa uva portuguesa remonta ao século XV e foi a uva mais plantada na Ilha da Madeira, Portugal, durante o século XIX. No vinhedo, Verdelho apresenta cachos pequenos e compactos, compostos por bagos miúdo de cor verde amarelada, com notável acidez e razoável açúcar.
O vinho é caracterizado como aromático e equilibrado, possui coloração amarelo palha com reflexos esverdeados. Pode ser harmonizado com frutos do mar como o bacalhau, salmão, ostras e vieiras.

O Capella dos Campos Verdelho é um vinho inédito no Brasil, por ser unicamente da casta Verdelho. Há outros vinhos brasileiros que usam essa uva, mas geralmente são vinhos de corte.